O UseBike apóia a campanha de crowdfunding do Abrace o Abraço

O Abraço Cultural é um projeto de curso de idiomas e cultura para refugiados. Eles acabaram de lançar a campanha de financiamento coletivo intitulada de ‘Abrace o Abraço’, que tem o objetivo de arrecadar fundos para que o Abraço Cultural possa crescer ainda mais e impactar a vida de milhares refugiados e alunos que participam do curso.

 

Todo o dinheiro arrecadado pela campanha de crowdfunding será utilizado para à compra de equipamentos ( computadores, projetores, móveis) e materiais para as aulas do curso do Abrace o Abraço. Além disso, eles também pretender realizar uma reforma no espaço para adequar o ambiente aos estudos e cursos.  O objetivo dessa reforma é oferecer para os alunos e professores um espaço que seja mais confortável para que as aulas fluam ainda mais.

 

“Alcançando nossos objetivos materiais, vamos conseguir gerar recursos para mais refugiados e fazer com que mais gente vivencie a cultura dos refugiados que estão chegando cada vez em maior número em São Paulo. ” Explica Carolina Teixeira – coordenadora geral do curso

 

O melhor é que além de ajudar a campanha do Abrace o Abraço, você ainda recebem em troca recompensas que variam de acordo com o valor doado. Entre essas recompensas por ajudar estão camisetas e canecas personalizadas, quadro do paquistanês – artista plástico e professor do Abraço Cultural Raheel Shahbaz e bolsa integral no curso intensivo de férias em julho de 2016.

Para colaborar, acesso site da campanha em: http://juntos.com.vc/pt/abraceoabraco

 

O que é o O Abraço Cultural?

O Abraço Cultural é um projeto pioneiro na cidade de São Paulo a ter refugiados como professores de cursos de idiomas e cultura e caminha para a sua 5ª edição com turmas de ensinam árabe, espanhol, francês e inglês com enfoque em cultura Africana, Árabe e Latino-Americana. O Abraço Cultural no Rio de Janeiro vai para a segunda turma. Entre as principais países dos professores do Abraço Cultural estão Síria, Haiti, Cuba, Congo e Nigéria.

 

Os principais objetivos são promover a troca de experiências, gerar renda, valorizar culturalmente e pessoalmente os refugiados residentes no Brasil e, ao mesmo tempo, possibilitar que os alunos do curso possam ter um aprendizado de idiomas de qualidade e quebrar as barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países.

 

 

A metodologia do Abraço Cultural segue a proposta de fazer com que os alunos façam uma imersão nos aspectos culturais trazidos por esses imigrantes para o Brasil, partindo do compartilhamento como ponto central para o aprendizado dos idiomas.

Essa troca cultural acontece por meio de conteúdos que  se entrelaçam no ensino formal da língua com as referências culturais trazidas pelo professor refugiado de seu país e aprofunda-se nos eventos multiculturais abertos* que são promovidos pelo Abrace o Abraço uma vez ao mês.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trajetória e números do Abraço Cultural

O projeto Abraço Cultural – Curso com Refugiados foi pensando e projeto em abril de 2015 através da plataforma social Atados – Juntando Gente Boa  e hoje conta com parcerias também do espaço coletivo Adus, Aldeia, a SP Escola de Teatro e a Escola da Cidade.

As primeiras turmas do curso ocorreram em julho de 2015, com expectativa de conseguir 40 alunos inscritos para o curso. No entanto, para surpresa dos organizadores a procura foi bem maior, com aproximadamente 500 interessados. Eles tentaram ao máximo atender todos eles, mas como ainda não tinham estrutura só puderam receber 123 alunos, distribuídos em 12 turmas.

Além disso, o Abraço Cultural realizou festas e participou do carnaval de São Paulo 2016, desfilando com o bloco RefugiAmados que teve como destaque da folia os refugiados que vieram da Síria e do Haiti. Com menos de 1 ano de vida, o Abraço Cultural já inseriu no mercado de trabalho 40 professores refugiados, teve 400 alunos e engajou mais de 70 voluntários através das suas atividades.

O curso de idiomas do projeto já foi implantado no Rio de Janeiro e agora segue para Curitiba e Paris ainda em 2016.

 

Abrace o Abraço – Serviço:

http://abracocultural.com.br

https://www.facebook.com/abcultural/

https://www.instagram.com/abracocultural/